Deus Todo Poderoso, que nos criou à Vossa imagem e nos indicou o caminho do bem, do verdadeiro e do belo, especialmente na pessoa divina de Vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permiti-nos que, pela intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante nossas navegações pela Internet, dirijamos nossas mãos e nossos olhos apenas àquelas coisas que Vos sejam aprazíveis e que tratemos com caridade e paciência todas aquelas almas que encontrarmos pelo caminho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

quarta-feira, 15 de março de 2023

TECHNO RACE

Não foi via decreto governamental ou ocupação de espaços - tampouco por conscientização - que uma parcela razoável da população se livrou da lavagem cerebral televisa. Foi devido a internet. O surgimento de uma alternativa técnica que proporcionava maior grau de liberdade aos criadores de conteúdo e aos consumidores fez do mundo um lugar melhor... ao menos para alguns: enquanto há aqueles que usam da internet para estudar filosofia e religião ou simplesmente para se divertir jogando e assistindo animes de garotas fofas, outros se afundam em pornografia e perdem tempo com fofocas, discussão e maledicência. Sinto muito pelos apenados, mas a escolha foi deles.

Todavia, já faz algum tempo desde os primórdios da internet e essa joça não é mais a mesma. Os governos estendem seus tentáculos tirânicos afim de controlar a anarquia digital, com o auxílio das bigtechs. As massas se agitam inutilmente no afã de encontrar alguma solução política, não só para isso mas para uma série de problemas que afligem esta civilização decrépita. Julgo eu coisa inútil. Melhoras que dependem de algum tipo de engajamento coletivo em instituições oficiais tem o infeliz costume de fracassar. Na esfera temporal, vejo eu uma única saída: a técnica. Tal qual ocorreu outrora, é preciso desenvolver alternativas tecnológicas que garantam algum grau de liberdade ao usuário, em velocidade tamanha que tão logo as elites iníquas que nos governam tenham adquirido o domínio da mesma técnica possamos já estar em outro barco. Sim, é um eterno jogo de gato e rato, mas é isso ou a absoluta rendição.

De fato, nem todos recebemos do céus um talento particular para a inovação disruptiva. Gênios são coisa rara. Mas podemos caminhar a sombra dos gigantes, ser pioneiros no uso e investigação das técnicas já hoje disponíveis. E há não pouca coisa.

Pergunto a ti caro leitor, o que lhe parece mais prudente? Sair a rua levantando cartolina implorando a políticos bobocas para preservem a sua liberdade ou tentar vencer a corrida tecnológica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário