Deus Todo Poderoso, que nos criou à Vossa imagem e nos indicou o caminho do bem, do verdadeiro e do belo, especialmente na pessoa divina de Vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permiti-nos que, pela intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante nossas navegações pela Internet, dirijamos nossas mãos e nossos olhos apenas àquelas coisas que Vos sejam aprazíveis e que tratemos com caridade e paciência todas aquelas almas que encontrarmos pelo caminho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Sabedoria manifesta em obras


5ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
Primeira Leitura (1Rs 10,1-10)
Responsório Sl 36(37),5-6.30-31.39-40 (R. 30a)
Evangelho (Mc 7,14-23)

Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que ele tinha feito, os manjares de sua mesa, os aposentos de seus servidores, as habitações e os uniformes dos seus oficiais, os seus copeiros, os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou fora de si [...] (1Rs 10, 4)

A sabedoria não fica confinada na cabeça do homem, em um reino etéreo de absoluto inacessível, mas encontra meio de se manifestar, de se expressar materialmente na construção de um microcosmos de beleza e ordem que -  embora um eco distante do universo interior - ainda assim enriquece de sobremaneira o mundo exterior. O homem sábio, verdadeiramente sábio, é capaz de construir um mundo entorno de si, de forma que outros vem dos lugares mais distantes para contemplá-lo. E se for pura tal sabedoria, tais obras moverão os homens a louvar o Senhor que as inspira. O homem banal tão somente habita as estruturas construídas por outrem; o sábio tem o carisma para criar e edificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário