Deus Todo Poderoso, que nos criou à Vossa imagem e nos indicou o caminho do bem, do verdadeiro e do belo, especialmente na pessoa divina de Vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permiti-nos que, pela intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante nossas navegações pela Internet, dirijamos nossas mãos e nossos olhos apenas àquelas coisas que Vos sejam aprazíveis e que tratemos com caridade e paciência todas aquelas almas que encontrarmos pelo caminho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

domingo, 12 de maio de 2024

Milagres no mundo das ideias


Solenidade da Ascensão do Senhor | Domingo
Primeira Leitura (At 1,1-11)
Responsório Sl 46(47),2-3.6-7.8-9 (R.6)
Segunda Leitura (Ef 1,17-23)
Evangelho (Mc 16,15-20)

1.
[...] para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de glória, vos dê o Espírito de sabedoria e de luz, para o conhecerdes, iluminando os olhos do vosso coração, para que conheçais qual é a esperança a que ele vos chamou, e quais as riquezas da glória da sua herança reservada aos santos. (Ef 1, 17-18)

O universo é complexo e esconde muitos segredos. Tendo em vista apenas a experiência humana há tantas camadas; a metáfora de Yggdrasil, a árvore dos nove mundos, me vem a mente. Existem, de fato, diversos mundos. Há o mainstream, o mundo do teatro das sombras, da ilusão, da narrativa oficial, aquilo que é retratado na televisão e pode ser dito em público. Por trás dos panos do mainstream existe a verdade sobre as coisas humanas, as quais - se não estamos inseridos nos círculos do poder - temos acesso apenas a fragmentos. Há o mundo digital, praticamente uma outra dimensão cheia de bolhas cibernéticas, sujeito a outras regras, onde as pessoas manifestam personalidades diversas e pronunciam palavras que não podem ser ditas no mainstream. Há o mundo das ideias, uma grande névoa onde habitam os fantasmas dos intelectuais mortos, o qual temos acesso por meio dos livros, há tantas e tantas coisas que fogem a compreensão dos homens comuns, tantas e tantas ideias que remontam a tempos distantes. Há o mundo espiritual, ou bem se poderia dizer: mundos espirituais, onde habitam os anjos e demônios, por onde transitam bênçãos e maldições, onde se dá a batalha entre tronos, dominações, principados e potestades pelos destinos do mundo e de cada uma das almas imortais. Apenas com os olhos da carne, não podemos lidar com tamanha complexidade, nosso sistema operacional entra em colapso e passamos a considerar como real apenas o mundo da ilusão, o mainstream, o teatro das sombras. No mito pagão, Odin teve de abrir mão de um de seus olhos para adquirir a Sabedoria e ser enforcado nos galhos de Yggdrasil para adquirir o conhecimento sobre as runas. Nós cristãos não precisamos de nada disso, basta que peçamos ao Espírito. Nosso Jesus Cristo com sua dolorosa paixão e morte na cruz já pagou o preço por nós.

2. 
Eis os milagres que acompanharão os que crerem: Expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão as serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal, imporão as mãos sobre os enfermos e serão curados. (Mc 16, 16-17)

Há ideias que estão como que assombradas por demônios, são astutas como serpentes e mortíferas como venenos, que fazem a muitos cariem enfermos, de tal modo que os comuns dos homens fazem bem e se afastar delas. O rastro de morte deixado pelo romance de Goethe, a feitiçaria da filosofia idólatra de Hegel, os enigmas da esfinge perenealista de Guenon. Entretanto, com a graça de Deus o cristão tem a força para penetrar no labirinto e escapar do monstro, é capaz de cortar a cabeça da Górgona e subtrair os tesouros escondidos, realizando verdadeiros milagres no mundo das ideias. Assim como há santos que realizam  prodígios no mundo físico, há aqueles que o fazem no mundo das ideias. A vida de um Santo Agostinho de um Santo Tomás de Aquino são exemplos luminares para nossos dias. Contudo, sem a graça divina, perderemos a força, como ocorreu com Sansão ao ter seus cabelos cortados, e seremos presa fácil nas mãos de nossos inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário