Deus Todo Poderoso, que nos criou à Vossa imagem e nos indicou o caminho do bem, do verdadeiro e do belo, especialmente na pessoa divina de Vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, permiti-nos que, pela intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, durante nossas navegações pela Internet, dirijamos nossas mãos e nossos olhos apenas àquelas coisas que Vos sejam aprazíveis e que tratemos com caridade e paciência todas aquelas almas que encontrarmos pelo caminho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

sábado, 6 de janeiro de 2024

Pílulas de Sabedoria

Depois de testemunhar o fracasso existencial da direita e perder toda e qualquer esperança de mudar, através da política, o estado de pestilência e iniquidade que assola a sociedade contemporânea passei a examinar outras alternativas. Por mais que a indiferença seja divertida, e possamos facilmente confeccionar nossa própria bolha e viver nela momentos de sanidade ainda em meio a ruínas, se recebemos alguma inclinação intelectual, alguma benção dos céus, algum talento para o estudo, devemos tentar multiplicar isso, do contrário seremos condenados como servos maus e preguiçosos quando o Senhor retornar. Contudo, como o fazê-lo? Os papéis sociais disponíveis ao intelectual não são outra coisa senão fezes, além de que, testemunhamos na história recente o fracasso de homens maiores. 

Imagine, pois, que você consiga dar expressão a todas as belas ideias que trafegam por sua mente, que escreva um denso livro de 800 páginas em linguagem escolástica, resolvendo a maior parte dos problemas da era contemporânea.  Quantos leitores teria nesta selva tropical? E destes leitores quantos estariam capacitados a compreendê-lo? Talvez, então, devesse formá-los, preparar um ambicioso projeto educacional online, ministrando mais de 3400 aulas, durante um período de cinco ou mais anos. Isso é coisa para intelectuais sexagenários, até a você adquirir a erudição e a maturidade para um empreendimento desse nível, vai ter de encontrar outra forma de pagar o feijão. E ainda assim, a maior parte de seu círculo de amigos não está afim de escutar sequer seus áudios de 15 minutos palestrinha no zap, quantos o acompanhariam por anos a fio em longas aulas online?

Uma outra opção seria a ocupação de espaços, a audiência está cativa do Estado, então poderia quem sabe infiltrar-se nas escolas e universidades. Mas para isso você precisaria expor sua alma a tal grau de corrupção e fingimento num esquema de infiltração que pode durar até a sua morte, ou entrar numa luta suicida contra uma grande instituição decrépita que vai te expurgar; sem falar que vai ter de conviver com pessoas de ideologia infernal ou mini marginais, e lá se vai a quietude da bolha.  E mais:  se você depende financeiramente disso, bem sinto muito. É mais fácil ser absorvido e derrotado pelo meio, devorado pelo Leviatã do que tomá-lo de assalto.

Você também poderia tentar algo através da Igreja, mas a situação da igreja institucional de Francisco e Tucho que quer obrigar aos padres a abençoar b010l4as não está muito melhor; além de quê: creio que não se deve confundir vocação intelectual com vocação sacerdotal e missionária. 

Sendo assim, se você quer exercer o mínimo de caridade intelectual para com o afegão médio, você tem de fazer isso de maneiras não institucionais. A mim, me parece que o caminho é desenvolver uma linguagem capaz de comunicar a verdade de forma breve e impactante, a sabedoria em pílulas. Onde o sujeito lê um tweet seu, ou escuta uma frase na fila do mercado e: caramba! Ele vê a luz!  E isso não para salvar o país - que não tem salvação - mas para salvar sua pobre alma moribunda que,  por algum motivo misterioso, recebeu do Espírito o dom da Sabedoria e/ou da Inteligência e não pode ficar indiferente ao Lázaro mendigando instrução a porta da sua bolha. Você não precisa se matar por ele, mas se o ignorar, vai terminar no mesmo lugar do rico epulão. Condense a sabedoria em pílulas, jogue umas três por cima do muro e sai correndo. Que são os Analectos de Confúcio senão isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário