2ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Primeira Leitura (Hb 8,6-13)
Responsório Sl 84(85),8 e 10.11-12.13-14 (R. 11a)
Evangelho (Mc 3,13-19)
[...] ninguém ensinará mais a seu compatriota, ninguém a seu irmão dizendo: Conhece o Senhor - porque todos eles me conhecerão desde o mais pequeno até o maior [...] (Hb 8, 11)
A nova aliança estabelecida por Nosso Senhor Jesus Cristo como que relativiza o papel dos mestres externos. Embora ainda existam os doutores e o magistério visível, o batismo dota o fiel com uma espécie de sexto sentido espiritual de forma que ele é capaz de receber uma compreensão intuitiva da doutrina para além do estudo. A quantidade avassaladora de santos incultos - por vezes até analfabetos - cuja sabedoria em matéria de religião excede a dos doutos é prova disso. Penso nas crianças de Fátima, a sabedoria e a gravidade de sua expressão supera e muito toda a bobagem teológica do século passado e deste. Mas, por que esse tipo de coisa não acontece conosco? Talvez porque não nos esforçamos o suficiente por andar na presença de Deus, permanecer na graça e sermos dóceis as inspirações do Espírito.
Oremus: Deus, qui corda fidélium Sancti Spíritus illustratióne docuisti da nobis in eódem Spíritu recta sápere, et de ejus semper consolatióne gaudére.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário