Regras para Jejum e Abstinência:
Definições
Jejum: Durante o jejum, os católicos adultos (geralmente a partir dos 14 anos até os 59 anos) são obrigados a comer apenas uma refeição completa por dia. Duas pequenas refeições, conhecidas como "colações", são permitidas, mas juntas não devem ser equivalentes a uma refeição completa.
Abstinência de carne: A abstinência de carne é uma prática que proíbe o consumo de carne de animais de sangue quente, como carne de vaca, porco, cordeiro e aves, em determinados dias de penitência. O consumo de peixes e ovos não viola a abstinência.
Dias de jejum e abstinência obrigatório
Abstinência é obrigatória em todas as sextas-feiras do ano, exceto em solenidades, ou seja, em festas de primeira classe.
Jejum e abstinência são obrigatórios na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão.
Jejum antes da Comunhão Eucarística
Os católicos são orientados a jejuar por pelo menos uma hora antes de receber a Sagrada Comunhão. Isso significa não consumir nenhum alimento ou bebida, exceto água, durante esse período de preparação.
Comutações
É lícito aos fiíes comutarem (trocarem) a abstinência das sextas-feiras por outras formas de penitência, como por exemplo: a esmola, a prática de atos de piedade, o sofrimento voluntário, etc. Contudo, a comutação não pode ser realizada na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão onde as normas de jejum e abstinência devem ser estritamente observadas.
Violações
A violação das normas de jejum e abstinência constituem pecado mortal contra o quarto mandamento da Igreja, o fiel que com plena consciência e vontade viola tais observâncias está impedido de aproximar-se da comunhão sacramental até que se tenha confessado deste pecado.
Referências
■ Padre Paulo Ricardo: Por que os católicos não comem carne às sextas-feiras?
